terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Vidas

Palavras do nosso caçula, que todos aqueles que o conheceram não conseguiriam expressar de maneira diferente.


Pai, eu e meus irmãos gostaríamos de agradecer pela educação que recebemos de você e de nossa mãe.

Você foi um pai rigoroso que sempre exigiu de seus filhos um comportamento exemplar, pois nosso avô Tertulino também exigiu isso de você.

Graças aos seus ensinamento e valores, tão raros nos dias de hoje, nos tornarmos homens responsáveis, trabalhadores sérios e pais dedicados. Agora temos a responsabilidade de repassar estes valores a nossos filhos.

Por tudo isso seremos eternamente gratos a você, sua missão neste mundo foi realizada com muito sucesso. Pedimos a Deus que perdoe os seus pecados e que seja abençoado com o Paraíso.

Obrigado Pai.
Milton Lima 


Desde minhas primeiras lembranças até as mais recentes, sempre havia um olhar a mais em minha casa... Sabia que era temporário, então aproveitava sua estada.

No dia em que meu pai descansou de sua obra, revi muitos destes olhares, que vieram agradecer, prestar sua última homenagem a este construtor de vidas....
. . .

Neste mesmo dia outro grande homem de nome João também completou sua obra, igualmente grandiosa...

Fica aqui minha homenagem ao meu tio João, muitos dos olhares que aqui vi, também prestavam sua última homenagem com os olhos do coração apontados para o coração do sertão baiano...



...dois caminhos que levaram ao mesmo destino, a vida.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Olá turma, este será o meu cartão de Natal a todos, não irei usar minhas palavras, encontrei nesta canção natalina um resumo dos meus desejos e sentimentos.

Quero ver você não chorar, não olhar pra trás
não se arrepender do que faz.

Quero ver o amor vencer, mas se dor nascer
você resistir e sorrir...

Se você pode ser assim,
tão enorme assim eu vou crer:

Que o Natal existe.

Que ninguém é triste

Que no mundo há sempre amor.

Bom Natal, um Feliz Natal
Muito amor e paz pra você...
Pra você......


Quero ver você não chorar

sábado, 4 de dezembro de 2010

malhação, É BRINCADEIRA

Uma da nossas preocupações modernas com a saúde é o excesso de peso. E temos dois principais culpados a má alimentação e sedentarismo.


Este último tem começado muito cedo, já na infância por culpa da TV dos jogos eletrônicos, etc.. Até mesmo por excesso de cuidado dos pais.
Leve suas crianças as praças, desça com eles ao playground do condomínio, incentive o relacionamento com outras crianças de sua rua, de seu bairro (não basta falar pra criança ir brincar com outras, as vezes é necessário que você vá junto).

Em meus tempos de criança, adolescência, as nossas brincadeiras eram verdadeiras atividades físicas, a nossa velha conhecida bola, e muitas outras que já não vejo acontecerem hoje.

Por onde andam o pega-pega, o esconde-esconde, rouba-bandeira(na minha rua era conhecido como jeans), pula-corda, são tantas e tão simples. Muito mais que diversão você exercitava seu corpo, queimando calorias, fortalecendo a musculatura, fazia novas amizades e ainda aprendia a trabalhar em equipe. Sem falar no exercício da mente, porque você precisava ter uma estratégia, avaliar os riscos de suas ações.

Há ainda brincadeiras que auxiliam na coordenação motora, como as três-marias(ou cinco-marias) que consiste em jogar uma pedra para cima e manipular outras.

E tudo isso brincando, aprendendo sem nenhuma obrigação, aprendendo na prática. Não é isso que buscamos pro nossos filhos, sobrinhos, ou qualquer criança neste país?



Pois é, foi bom retornar ao passado, as boas lembranças... deixo o link mapa do brincar pra você acessar relembrar, conhecer e escolher uma nova brincadeira e principalmente executá-la.

Agora preciso ir, tenho que brincar com algumas crianças. . ... ..  ei!! já vou, mas tá você viu!!! ah não!! assim não vale... tá bom vai, na próxima vez é você...

sábado, 6 de novembro de 2010

Doar

O que lhe traz maior satisfação em sua vida ?

Eu não encontro nada que supere a alegria, o bem estar que sentimos ao prestar ajuda, seja a quem for. Não pense apenas em pessoas, podemos ajudar a natureza, animais, etc. Pode ser na sua casa como em outro país.

Há um texto bíblico, 1 Coríntios 13, que resume tudo o que penso e espero encontrar naqueles que fazem o bem a outrem. Neste trecho da carta do apóstolo Paulo estão os ensinamentos para a vida.

Mas hoje sem muita enrolação, venho falar do Teleton realizado pelo SBT em prol da AACD, tenho acompanhado desde o primeiro programa quando praticamente todas as emissoras de TV transmitiram a programação. Sempre me emociono vendo a programação desde evento.

E para você que tem o desejo de ajudar de ser solidário, está ai uma maneira fácil, simples e eficaz de ajudar quem precisa, faça sua doação ao Teleton mas acima de tudo faça como está relatado na passagem bíblica que sitei.

Fique de bem com vida, melhore seu humor, dê uma injeção de ânimo e amor em seu coração. Doe.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Conheço ?

Eu conheço você, mas de onde?

Algo que nos deixa intricado é conhecer alguém e ter plena certeza que já o conhecia. Você fica vasculhando suas lembranças, quebrando a cabeça e nada.
Qual a explicação para isso?
Seria sua alma gêmea, alguém que encontrou em vidas passadas, ou realmente houve um encontro por estes caminhos da vida. Que não lhe despertou atenção naquele instante, mas foi o suficiente para guardar um breve registro em sua mente. Poderia ser alguém com atitudes parecidas com as de outrem que você realmente conheça? Quem irá saber?


Por outro lado, levando em conta o que nossa mente é capaz de fazer, acredito que ela nos iluda, desta forma podemos explicar tal fato.

Penso que há a possibilidade desta pessoa desconhecida ter lhe agradado de tal maneira que você, de forma inconsciente, na verdade a sua mente, tenha criado lembranças falsas, da mesma maneira que cria nossos sonhos.

Então essa pessoa é sonho!?!?


E porque não? As qualidades que você encontrou nesta pessoa, seu modo de agir, sua aparência, lhe agradou de tal maneira que provocou essa reação involuntária do seu cerebro.


Seria então um sentimento de afeto, uma amizade, quem sabe até uma paixão que nasce tão de repente, que nos leva a ter essa sensação, essa quase certeza de já conhece-la.


Assim como os fatos do dia-a-dia se misturam com acontecimentos passados e muitas outras coisas ilógicas, que formam nossos sonhos, tudo que há de agradável no desconhecido-conheicdo foi moldada , desta forma espantosa, como em um sonho.

Se minha teoria esta certa, não sei, você pode me dizer. Seria esta lembrança um sonho pra você, ou não é??...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sexta-feira 13

Azar ou sorte, seja qual for a sua opinião gostaria de saber.

Tem aqueles velhos ditos populares que relatam situações que trazem o temível azar, vou listar alguns mais conhecidos e traze-los para uma situação mais moderna.

Passar por baixo de uma escada dizem que dá azar: Pode cair algo em você.
Azar mesmo você terá se passar por baixo de um semáforo vermelho, lembre-se que em sua grande maioria se encontram numa encruzilhada: É prejuízo na certa, se não for na hora, virá pelo correio.

Essa é para os moto-boys.
Dizem que quebrar um espelho, trará 7 anos de azar.
Quebrar um  retrovisor trará 7 fraturas ou mais, é tiro e queda. Bem o tiro talvez não sai, mas a queda . . .

Seguindo nesse trânsito, levantar com o pé esquerdo não é nada legal. No asfalto é o inverso, ultrapasse sempre pela esquerda, pelo lado direito atrai má  sorte, você terá prejuízos, a não ser que você esteja na Inglaterra.

E o coitado do gato preto que não pode cruzar o seu caminho.
Falam isso porque nunca deram de frente com um doberman preto.
No trânsito nosso de cada dia, não importa a cor se cruzar o seu caminho... pum... prejuízo certeiro.
Agora se você deixou um Jaguar cruzar o seu caminho, cara, vá se benzer isso sim é azar... ah sim procure um financiamento, o prejuízo será grande.
Pra finalizar, se você ver o Mick Jagger, corra, mas corra mesmo, como o diabo foge da cruz...


Tudo isso é apenas superstição, eu completei 13 anos numa sexta-feira 13, e foi um ótimo aniversário...


Mas o Mick Jagger é batata, corra dele . . .

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Adoção

Sempre quis visitar um orfanato e num belo dia recebo um convite de aniversário. Era de uma amiga dos tempos de colégio, foi uma dessas oportunidades que você não deve deixar escapar.
Seria uma comemoração diferente, seria realizada no orfanato, os presentes seriam para os internos, deveriamos levar alimentos, fraldas, etc. e o mais importante, estava frisado não podia faltar amor e disposição para as crianças.

Portão adentro eram crianças correndo, brincando, jogando bola, os adolecentes, um pouco mais afastados, sossegados no seu bate-papo.

Confesso que fiquei deslocado sem saber bem como agir, fui conhecendo o local aqui e ali até que cheguei ao berçario (crianças de 0 a 5 anos). Em poucos minutos eu fui adotado aqueles pequenos sabiam exatamente o porque da minha presença, um garotinho ao meu primeiro sorriso estendou seus braços pedindo colo, em seguida outra garotinha e num relance estava abaixado cercado de 4 crianças, meu irmão que me acompanhava também se viu na mesma situação. Ficamos ali recebendo aquele amor incondicional,  e por mais carinho que os funcionários e voluntários deêm, não conseguem suprir a carência que há naquelas crianças, irmãos e irmãs afastados de seus pais por motivos diversos, e na sua maioria para segurança deles.

Depois de tamanha recepção dos pequininos, já estavamos em casa, enturmado aos demais de cada faixa etária. Neste dia acompanhei ao balanço, gangorra, escorregador, ping-pong, futebol e por fim a festa.

Neste dia não dei um presente a altura do presente que recebi, e não sei se conseguiria superar... Espero que no futuro possa retribuir este amor...

terça-feira, 13 de julho de 2010

Meio ambiente

    "Cá na minha ignorância, eu não sabia que era crime tirar raspa de uma árvore que foi Deus que fez, para preparar um chá para a minha mulher."
    Josias dos Anjos, lavrador, preso e depois solto por raspar o tronco de uma árvore protegida pela legislação ambiental.
 Publicado na IstoÉ: http://www.istoe.com.br/assuntos/frase/paginar/555
 . . . .

Enquanto alguns derrubam florestas inteiras e ficam impunes, aqueles que usam a natureza com sabedoria são presos.
Neste mês os parlamentares aprovaram o Código Florestal, que anistia a quem desmatou. Estranho os desmatadores não deveriam ir pra prisão?? Ou só quem "raspa"? Derrubar pode, raspar não???
É um cinismo, uma hiprocresia tamanha, que . . . o mínimo que posso fazer é deixar aqui o meu protesto.

domingo, 4 de julho de 2010

Tesouros, onde estão os seus ?

Recebi de uma amiga um texto, A Ilha, que você encontrará na internet, aqui irei resumi-lo, porque preciso dele para expor minhas palavras.

Relata o texto que um certo aviador sobrevoava o rio Araguaia quando teve problemas em seu avião, avistou uma ilha que oferecia condições de pouso.
Pouso, consertou seu avião, resolveu explorar o local, que era belo e visível apenas na época de seca do rio. Como lembrança selecionou a 10 pedrinhas que levou de presente para sua filhinha.
Passou o tempo e certo dia um joalheiro foi visitar seu amigo piloto. A filha do amigo brincando com as pedras lhe chamou a atenção. As pedras eram preciosas, e disse ao amigo que ele havia perdido um fortuna por não saber mais onde encontrar a tal ilha.
Ao final o texto relata que deixamos escapar tesouros diversos por não dar o devido valor e ficarão apenas,  como lembrança, algumas pedras: de um dia...de um carinho, a saudade de um nome...

Há um outro tesouro escondido nessa história, relato abaixo.
Esta história ao meu ver, está com seu foco errado. Não há mais tesouros na ilha, seu único tesouro foram as 10 pedras que ele recolheu. O que não era bom, não lhe agradava na ilha ficou por lá mesmo.
Ele selecionou a dedo, com todo cuidado, o que achou de melhor e esse é o verdadeiro tesouro que ele guardou e até compartilhou com sua filha.

E é exatamente o que fazemos com nossos amigos, filhos, sobrinhos, irmãos e até desconhecidos que acabamos de encontrar. Compartilhamos as melhores lembranças (10 pedrinhas) escolhidas a dedo do nosso passado.

O que passou, passou e não é porque você deixou escapar, mas no momento propício você fez sua seleção, deixando pra trás o que não lhe agradava mais... Até poderia ter mais preciosidades, que por motivos diversos e até além de sua vontade, você acabou deixando pra trás. Era o caso do aviador, precisava retornar a sua familia, a sua casa, a ilha foi apenas um refugio. E o melhor tesouro, ele trouxe consigo, compartilhar o que encontrou, e só teve seu verdadeiro valor revelado no futuro, mas não só pelo joalheiro, mas pelos momentos de alegria que a filha teve quando brincava com suas pedrinhas (ouvia as suas histórias).

Seus tesouros não estão no passado mas no presente e futuro, onde você irá realmente ver o quanto são valiosos... suas recordações... este é o seu verdadeiro tesouro.

Agradeço a minha amiga Luciana, que me ajudou a encontrar este tesouro, e me fez lembrar de tantos outros que tenho...

de Luciana Alvares
... de fato, mesmo que inconsciente, o piloto (como todos nós) fazemos nossas escolhas julgando ser no momento as melhores; e a vida é assim mesmo... não existe caminho e/ou escolhas certas ou erradas, ..."seleção que agrada", ... não vale a pena remoer o que já passou, o que realmente importa é o PRESENTE.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tragédias

O desastre natural que ocorreu no Haiti chamou a atenção do mundo todo, tragédias desta proporção são amplamente divulgadas.

Há tantas outras tragédias, ainda que em menor escala, que poderiam ser minimizadas e até evitadas com trabalhos de prevenção, com melhor distribuição da população, com evacuações em áreas de risco.

São enchentes (esta semana no nordeste), deslizamentos, incêndios, etc, que provocam enormes prejuízos. A tragédia nordestina desta semana é um exemplo: o governo irá gastar uma quantia imensamente maior do que teria gasto com trabalhos de prevenção.

A meu ver, investir na educação seria o primeiro trabalho preventivo. Uma pessoa bem informada tem a percepção de perigos eminentes.

Uma boa educação também livrará as pessoas de suas trágedias pessoais. Bons exemplos disso você pode encontrar em dois bons filmes(veja o trailer clicando no título), baseados em histórias reais. Assisti, gostei e indico.

"O Contador de Histórias", brasileiro, narra a vida de um garoto que foi levado pela mãe a FEBEM, ela achou que lá o filho teria uma vida melhor e teria uma boa educação. Site oficial

"Freedom Writers", americano, narra a história de uma professora que, com muito esforço e dedicação, conseguiu mudar o destino da sua turma de alunos. Você também pode ler o livro.

Esse tipo de ação, de atitude, muda a trajetória da vida de uma pessoa que caminhava em direção de sua tragédia pessoal e por consequencia afetaria outras pessoas. Com a mudança de rumo as pessoas ainda serão afetadas, mas de uma maneira positiva, e isso se torna um efeito dominó...

Faça você também a diferença . . .

domingo, 25 de abril de 2010

Quebra-cabeça

A cada dia, a cada experiência vamos montando a imagem da nossa vida. Como em um quebra-cabeça vamos encontrando as peças, colocando em seu lugar. Algumas você não sabe onde se encaixam, chegamos a pensar que ela não faz parte do conjunto. Acredite aquela que você tinha certeza que iria usar logo de cara, será só no fim que irá encontrar o seu lugar.
É uma tarefa dífícil de realizar, não temos a imagem final, não veio na caixa. A medida que vai se formando imaginamos que é igual a imagem  montada por seu irmão, irmã, seu pai, sua mãe e até mesmo com a de um desconhecido que certo dia seus caminhos se cruzaram, você viu parte do quebra-cabeça que era montando, percebeu que havia partes iguais ao seu. Não se iluda, o resultado final será diferente, apesar das semelhanças.

Muito tempo se passa, alguns pontos ficam sem continuidade você pensa que são peças perdidas, desiste de procurar. São aqueles pontos onde a imagem se mistura com várias outras e realmente são difíceis de distinguir entre tantas peças. É hora de parar, descansar um pouco deste trabalho. Pensar em coisas novas, não insistir, o resultado não corresponderá ao esforço.

No seu descanso, em seus passeios, você encontra algumas peças, você ajuda outras pessoas a montar outros quebras-cabeça. Algumas delas encontram em você a percepção que não tinham, de tão agradecidas pela sua ajuda, irão lhe ajudar a montar o seu. Essa troca de experiência é de grande valia a todos, muitas peças são encontradas e colocadas no seu lugar. As vezes essa ajuda vai até o termino do quebra-cabeça e ambos terminam suas imagens, que começaram diferentes e terminaram quase idênticas.

Nem sempre essa ajuda mutua dura até o fim, as imagens de cada um ficam tão diferentes que já não conseguem se ajudar.


E quem disse que montar um quebra-cabeça é fácil e rápido? Ainda estou montando o meu, este texto é uma peça que encontrei. Há muitas outras para encontrar. Veja se não há uma peça sua por aqui, quem sabe . . .

segunda-feira, 8 de março de 2010

Árvores

Você é daqueles que adora a natureza, quer defender o verde e não sabe como.

Vai uma dica bem simples e fácil de realizar:
Pegue seus filhos, sobrinhos ou qualquer outra crianças que conviva com você e leve para um passeio no parque ou em uma praça de sua cidade.
Encontre uma bela árvore, que seja fácil de subir e ensine à esta criança e ajude-a a subir. Mostre como a vista fica bonita lá de cima, mesmo que seja uns poucos centimetros de altura, pode ter certeza que a visão será totalmente nova.

Tive a felicidade de crescer próximo a natureza, de ter muitas árvores para subir e o melhor muitas delas eram frutíferas, além do prazer da escalada, da bela visão, de vencer o desafio, tinha como prêmio um belo fruto para saborear.
Eu faço isso com meus filhos, é a melhor maneira de se aprender a amar e respeitar a natureza. Participando dela ainda que por um breve momento.

Lhe garanto que, aquele que tiver uma experiência como esta, ao ver uma árvore, só pensará em conservá-la, para no futuro poder subir nela ou mesmo seus filhos, netos...

Em minhas melhores lembranças, muitas delas estão em cima de algumas árvores. Você já teve o prazer de deitar em um galho e ficar vendo a vida passar?! Não há coisa melhor...

E quando falo criança, lembre-se que não importa a idade, sempre há uma criança dentro de nós.

Viva a natureza... viva a vida...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Hope For Haiti Now

Não quero ser repetitivo, vou apenas divulgar este evento em prol do Haiti.

Será transmitido hoje, 22/01/2010 na NatGeo as 23h com apresentação de George Clooney e vários convidados, Beyonce entre outros.
Outros canais como MTV, também transmitiram este evento.


Um evento mundial transmitido ao vivo, por várias emissoras.


Prestigie este evento, faça o que estiver ao seu alcance por aquele povo.

Mas não se esqueça dos nossos aqui no Brasil. O clima tem castigado muitas famílias em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, etc. Proporcionalmente é muito menor que o ocorrido no Haiti, mas estão tão necessitados quanto eles.


Solidariedade pode ser feita todos os dias, a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Faça sua parte, há sempre alguém precisando de uma mão amiga.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Entre les Murs (França, 2008)

Olá pessoal, desculpe pela ausência, mas o pouco tempo disponível e a falta de inspiração foram os motivos. Não queria postar apenas por postar, quero sempre deixar algo com um mínimo de qualidade aos meus amigos e leitores.

Hoje venho deixar uma indicação do filme: "Entre os muros da escola"

Professor e sua turma
do diretor Laurent Cantet, um filme francês de 2008 indicado ao Oscar em 2009 por melhor filme estrangeiro, vencedor da Palma de Ouro e do prêmio Cesar no Festival de Cannes em 2008, vencedor do prêmio Lumière de melhor filme(concedido pela imprensa internacional na França).

O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito pelo professor François Bégaudeau (lançado no Brasil pela Martins Editora), que narra a vida numa escola pública secundária da periferia de Paris, com alunos de etnias diversas e o comportamento típico de adolescentes dão o sabor a este filme.
François Bégaudeau também participa deste filme interpretando o personagem principal, o professor Marin.

O elenco em sua maioria são de não-atores(alunos, professores e pais), os nomes dos personagens são os mesmos da vida real, com exceção de Khoumba, vivida por Rachel Régulier, e Souleymane, interpretado por Franck Keïta.

Este conjunto, na minha opinião, contribuiu muito na qualidade do filme, deixando-o muito realista. Ao assitir este filme você consegue se identificar seja como aluno, professor ou pai. Não há no filme um romance ou drama entre personagens, você verá o dia-a-dia de uma escola.