Recebi de uma amiga um texto, A Ilha, que você encontrará na internet, aqui irei resumi-lo, porque preciso dele para expor minhas palavras.
Relata o texto que um certo aviador sobrevoava o rio Araguaia quando teve problemas em seu avião, avistou uma ilha que oferecia condições de pouso.
Pouso, consertou seu avião, resolveu explorar o local, que era belo e visível apenas na época de seca do rio. Como lembrança selecionou a 10 pedrinhas que levou de presente para sua filhinha.
Passou o tempo e certo dia um joalheiro foi visitar seu amigo piloto. A filha do amigo brincando com as pedras lhe chamou a atenção. As pedras eram preciosas, e disse ao amigo que ele havia perdido um fortuna por não saber mais onde encontrar a tal ilha.
Ao final o texto relata que deixamos escapar tesouros diversos por não dar o devido valor e ficarão apenas, como lembrança, algumas pedras: de um dia...de um carinho, a saudade de um nome...
Esta história ao meu ver, está com seu foco errado. Não há mais tesouros na ilha, seu único tesouro foram as 10 pedras que ele recolheu. O que não era bom, não lhe agradava na ilha ficou por lá mesmo.
Ele selecionou a dedo, com todo cuidado, o que achou de melhor e esse é o verdadeiro tesouro que ele guardou e até compartilhou com sua filha.
E é exatamente o que fazemos com nossos amigos, filhos, sobrinhos, irmãos e até desconhecidos que acabamos de encontrar. Compartilhamos as melhores lembranças (10 pedrinhas) escolhidas a dedo do nosso passado.
O que passou, passou e não é porque você deixou escapar, mas no momento propício você fez sua seleção, deixando pra trás o que não lhe agradava mais... Até poderia ter mais preciosidades, que por motivos diversos e até além de sua vontade, você acabou deixando pra trás. Era o caso do aviador, precisava retornar a sua familia, a sua casa, a ilha foi apenas um refugio. E o melhor tesouro, ele trouxe consigo, compartilhar o que encontrou, e só teve seu verdadeiro valor revelado no futuro, mas não só pelo joalheiro, mas pelos momentos de alegria que a filha teve quando brincava com suas pedrinhas (ouvia as suas histórias).
Seus tesouros não estão no passado mas no presente e futuro, onde você irá realmente ver o quanto são valiosos... suas recordações... este é o seu verdadeiro tesouro.
Agradeço a minha amiga Luciana, que me ajudou a encontrar este tesouro, e me fez lembrar de tantos outros que tenho...
de Luciana Alvares
... de fato, mesmo que inconsciente, o piloto (como todos nós) fazemos nossas escolhas julgando ser no momento as melhores; e a vida é assim mesmo... não existe caminho e/ou escolhas certas ou erradas, ..."seleção que agrada", ... não vale a pena remoer o que já passou, o que realmente importa é o PRESENTE.
Não devemos chorar ou lamentar o que não foi feito, não era o momento, é difícil entender, mas tenha certeza que não era o momento. Coisas que para uns são insignificantes, para outros são extremamente valiosas.
ResponderExcluirIndependente de qualquer coisa, faça valer a pena este grande milagre que temos todos os dias ao acordar, a vida!