domingo, 25 de abril de 2010

Quebra-cabeça

A cada dia, a cada experiência vamos montando a imagem da nossa vida. Como em um quebra-cabeça vamos encontrando as peças, colocando em seu lugar. Algumas você não sabe onde se encaixam, chegamos a pensar que ela não faz parte do conjunto. Acredite aquela que você tinha certeza que iria usar logo de cara, será só no fim que irá encontrar o seu lugar.
É uma tarefa dífícil de realizar, não temos a imagem final, não veio na caixa. A medida que vai se formando imaginamos que é igual a imagem  montada por seu irmão, irmã, seu pai, sua mãe e até mesmo com a de um desconhecido que certo dia seus caminhos se cruzaram, você viu parte do quebra-cabeça que era montando, percebeu que havia partes iguais ao seu. Não se iluda, o resultado final será diferente, apesar das semelhanças.

Muito tempo se passa, alguns pontos ficam sem continuidade você pensa que são peças perdidas, desiste de procurar. São aqueles pontos onde a imagem se mistura com várias outras e realmente são difíceis de distinguir entre tantas peças. É hora de parar, descansar um pouco deste trabalho. Pensar em coisas novas, não insistir, o resultado não corresponderá ao esforço.

No seu descanso, em seus passeios, você encontra algumas peças, você ajuda outras pessoas a montar outros quebras-cabeça. Algumas delas encontram em você a percepção que não tinham, de tão agradecidas pela sua ajuda, irão lhe ajudar a montar o seu. Essa troca de experiência é de grande valia a todos, muitas peças são encontradas e colocadas no seu lugar. As vezes essa ajuda vai até o termino do quebra-cabeça e ambos terminam suas imagens, que começaram diferentes e terminaram quase idênticas.

Nem sempre essa ajuda mutua dura até o fim, as imagens de cada um ficam tão diferentes que já não conseguem se ajudar.


E quem disse que montar um quebra-cabeça é fácil e rápido? Ainda estou montando o meu, este texto é uma peça que encontrei. Há muitas outras para encontrar. Veja se não há uma peça sua por aqui, quem sabe . . .

2 comentários:

  1. O importante é que nunca se perca ou falte, as peças para nosso quebra cabeça, e também que possamos mudar as peças quando necessário e que sempre possamos encontar novas peças para formar a imagem .Você faz parte do meu quebra cabeça também bj

    ResponderExcluir
  2. Fá, a Monica disse tudo!!! O importante é completar o quebra-cabeça. Exitem momentos em nossas vidas que realmente achamos que vai deixar lacunas, mas como o próprio texto diz, no final tudo se encaixa. A chave é ter paciência!! Bjks

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, volte sempre a esta casa de amigos.

Será um prazer ler os seus pensamentos...