sábado, 4 de dezembro de 2010

malhação, É BRINCADEIRA

Uma da nossas preocupações modernas com a saúde é o excesso de peso. E temos dois principais culpados a má alimentação e sedentarismo.


Este último tem começado muito cedo, já na infância por culpa da TV dos jogos eletrônicos, etc.. Até mesmo por excesso de cuidado dos pais.
Leve suas crianças as praças, desça com eles ao playground do condomínio, incentive o relacionamento com outras crianças de sua rua, de seu bairro (não basta falar pra criança ir brincar com outras, as vezes é necessário que você vá junto).

Em meus tempos de criança, adolescência, as nossas brincadeiras eram verdadeiras atividades físicas, a nossa velha conhecida bola, e muitas outras que já não vejo acontecerem hoje.

Por onde andam o pega-pega, o esconde-esconde, rouba-bandeira(na minha rua era conhecido como jeans), pula-corda, são tantas e tão simples. Muito mais que diversão você exercitava seu corpo, queimando calorias, fortalecendo a musculatura, fazia novas amizades e ainda aprendia a trabalhar em equipe. Sem falar no exercício da mente, porque você precisava ter uma estratégia, avaliar os riscos de suas ações.

Há ainda brincadeiras que auxiliam na coordenação motora, como as três-marias(ou cinco-marias) que consiste em jogar uma pedra para cima e manipular outras.

E tudo isso brincando, aprendendo sem nenhuma obrigação, aprendendo na prática. Não é isso que buscamos pro nossos filhos, sobrinhos, ou qualquer criança neste país?



Pois é, foi bom retornar ao passado, as boas lembranças... deixo o link mapa do brincar pra você acessar relembrar, conhecer e escolher uma nova brincadeira e principalmente executá-la.

Agora preciso ir, tenho que brincar com algumas crianças. . ... ..  ei!! já vou, mas tá você viu!!! ah não!! assim não vale... tá bom vai, na próxima vez é você...

Um comentário:

  1. Nossa!!! Pura verdade, em uma redação que tive que escrever recentemente ressaltei a questão do sedentarismo. O avanço da eletrônica é o grande contribuinte para que as pessoas hoje deixem de realizar pequenos exercícios, como por exemplo subir uma escada.
    Tive um momento nostalgia também, todas estas brincadeiras eu sempre participei, adorava rouba-bandeira e esconde-esconde, lembro que cheguei até me esconder embaixo de um carro rsrsrss, temos mesmo que incetivar nossas crianças a brincar assim. Brincadeiras que trazem maior interação entre amigos, estratégia, alegria etc...bjuss

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita, volte sempre a esta casa de amigos.

Será um prazer ler os seus pensamentos...