terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Solidariedade

Um simples ato de amor pelo próximo, feito sem grandes intenções, pode desencadear uma infinidade de outras ações, ajudando pessoas que sequer existiam.
Alguns exemplos que se misturam: O diário de Anne Frank, as palavras desta menina tem dado inspiração e coragem a muitos. Serviu como base a professora Erin Gruwell que queria apenas fazer seu papel de lecionar... Mas suas ações provocaram novas reações resultando no livro The Freedom Writers Diary (filme Escritores da Liberdade), que também vem mudando a vida de muitos.
Então não pense que você faz pouco, apenas faça e deixe o futuro lhe mostrar o verdadeiro tamanho de sua ação.
Talvez você nem venha a saber ou tão pouco conhecer seu resultado, mas o que realmente importa, foi o bem que você quis fazer, e conseguiu deixar plantada uma semente que pode germinar e dar muitos frutos.
Um Feliz Ano Novo a todos.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Renascer

A poucos dias uma pessoa me disse uma frase que acendeu uma luz em meu quarto escuro. Só então percebi o quanto este meu quarto estava escuro, tinha me acostumado com a penumbra, não notei até aquele momento...

Poxa! Como eu estava distante, e não percebia! Ter novas alegrias, forças para renascer, o que poucas palavras, sinceras, de uma pessoa querida pode lhe trazer.

Nesta época do ano estamos mais sensíveis à amizade ao amor pelo próximo. Então aproveite esta sensibilidade, não impeça seu ímpeto de dizer algo a uma pessoa querida, seja pessoalmente ou não, hoje não faltam meios para isso.

Faça esta pessoa renascer, se fortalecer. Acenda uma luz no quarto escuro dela. Talvez, como eu, ela nem saiba que sua luz está apaga.

É época de renascimento, no Natal comemoramos o nascimento de Cristo, é época de recomeço, um Ano Novo está para nascer.

Siga sua estrada, tranquila, serena, você não sabe o que vem após a curva, mas será mais fácil ao lado das pessoas que ama. Amor; nesta palavra cabem todos: amigos e amigas, filhos, pais, irmãos. . . 

Feliz Natal a todos e um ótimo Ano Novo para todos nós...

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Celebração à Vida


Memorial Parque das Cerejeras - by fxlima
À vida daqueles que não estão mais entre nós, fisicamente, mas sempre presentes em nossos corações.

Neste feriado intitulado "dia de finados" geralmente vamos visitar o local onde nos despedimos pela última vez do nosso ente querido, visitar, levar flores, orar...

Ficamos triste por não tê-los entre nós, lembramos do dia da despedia...
Deveriamos, ao meu ver, ir festejar a vida, suas vidas, os momentos que passamos juntos, lembrar as alegrias, todos os dias de sua vida. Seguir os bons exemplos que nos deixaram por herança.

Memorial Parque das Cerejeras - by fxlima
Estive no local onde se encontra meu pai e outras pessoas queridas, não vi morte nem tristeza por lá, mas sim uma explosão de vida, uma radiação de alegrias e boas lembranças.

Pode até soar estranho, talvez por suas perdas serem recentes. Mas se esqueça do último dia, da despedida... Lembre-se dos dias de vida, das risadas, dos ensinamentos e tantas outras coisas boas que passamos juntos.

As fotos que aqui estão, passam tudo que eu encontrei neste dia... Beleza e Alegria, são as únicas coisas que guardo comigo.

Eu celebro aqui, a vida de meu pai, meus avós, tios e tias, primos, amigos e amigas e tantos outros.
Sim! ontem, hoje e amanhã eu estarei com meus olhos voltados para a Vida...

Veja também o post Vidas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

GodLuvDance: MOVA-SE pelos Habitantes de Lá

Olá meus amigos leitores,
Sempre penso em coisas interessantes para compartilhar com vocês, seja um texto próprio, comentando um filme, etc...

Hoje indico a vocês o blog abaixo, fala sobre um espetáculo que será realizado em Dezembro. Mais  que espetáculo, uma atividade cultural, há um trabalho que é realizado com crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, realizado com muita seriedade.
Siga o link, veja o blog, onde também há um link para um video sobre o projeto.

GodLuvDance: MOVA-SE pelos Habitantes de Lá: Olá, Estamos aqui para convidar vocês para nosso espetáculo de final de ano "O Habitante de Lá" , e você é quem vai fazer parte dele!...

Já adquiri meus ingressos, espero vê-los por lá... Abraços

domingo, 28 de agosto de 2011

Histórias de pais, avôs...

Há em toda cultura, fatos, acontecimentos, que, se alguém não escrever, acaba se perdendo. Sempre notei isso em conversas com tios e avós, com meus pais . . .

Coisas do seu cotidiano, tempos dos cangaceiros, ditaduras, e outras histórias que não gostaria de esquecer.

Por exemplo, além dos cangaceiros que nós tanto ouvimos falar nos livros, filmes e novelas, pelos sertões brasileiros também circularam os "revoltosos".

História que ouvia minha tia contar enquanto viajava em minhas lembranças, pelas paisagens nordestinas, tentando ilustrar os relatos.

Dizia ela que tinha um belo cavalo, grande, vistoso, que foi levado pelos revoltosos, que em troca lhe deixaram outro animal menos belo.

Outro tio complementava os relatos, dizendo que muitos moradores que sabiam da aproximação dos revoltosos, pegavam suas familias e algumas criações e se escondiam na caatinga por alguns dias e retornavam após sua passagem.

Em alguns casos eram obrigados por eles a segui-los por algum tempo ajudando-os a transportar os animais; tinham seus cavalos trocados por outros que já estavam cansados da constante viagem.

Essas e outras histórias que sempre gostei de ouvir, que são passadas de geração a geração, nas visitas e passeios de férias . . .   Quais são as suas histórias?

terça-feira, 31 de maio de 2011

A Passageira do Trem das Onze

Um filme de Rogerio Nunes, de uma maneira diferente, ele conta uma pequena parte da história de São Paulo...
Uma senhora narra suas lembranças, que são ilustradas com animações feitas a partir de fotos das paisagens e cenas da antiga São Paulo até os dias atuais. Muito interessante...


A Passageira do Trem das Onze from rogerio nunes on Vimeo.

sexta-feira, 25 de março de 2011

"Carpe Diem" - Aproveite o dia

quintal de uma tia na Bahia
Detalhes do caminho, da vida, do dia-a-dia...

O sol nascendo parece uma pequena unha amarelada no horizonte por cima das árvores do outro lado da represa Guarapiranga. Nas águas alguns patos selvagens nadando e mergulhando, hoje não vi garças, mas sempre tem uma aqui outra ali.

No céu azul, nuvens brancas bem ralas, como se fossem pinceladas numa tela azul, esta frase não é minha, ouvi ontem da meteorologista da CBN, mas me chamou a atenção aos detalhes que hoje vejo, neste dia que se inicia.

Vi um casal indo ao trabalho de mãos dadas, foquei o olhar nas mãos... Depois vi uma garota ao celular, com uma amiga, namorado, não sei, notei que sorria...

No céu mais nuvens pinceladas, vi um avião ao longe, também vi andorinhas em seu vôo dançante... uma borboleta de assas amarelas não me escapou aos olhos, uma manhã agitada ou tranquila, depende para onde você queira olhar...

Acredite mais adiante uma menina, com 5 ou 6 anos, com pernas longas que lhe davam a altura de 2 metros + ou -, se não era isso, então voava por acima dos carros parados no transito, estava despreocupada nos ombros do pai, mas porque não usar a imaginação. Uma menina gigante, como disse meu irmão, me fez voar em meus pensamentos.

Todos os dias são assim, com seus detalhes, como em uma pintura ou poesia, na letra de uma música... Também prestei atenção em cada palavra de uma canção que tocava no rádio.

Numa construção distante do olhar, pude notar que os operários na laje, pareciam formigas andando pra lá e pra cá... Serão minhas formigas hoje, já que em meus detalhes isso pude notar.

No canteiro da marginal Pinheiros, com mato alto, havia um copo plástico, mas vi ao lado uma única flor azul, fiquei com ela.

O sol corria ao meu lado, lançando flash por entre as arvores, algumas com seus galhos convidando para deitar, apenas por deitar e olhar a vida passar. Sentia o calor na pele, o cheiro da grana cortada, onde uma equipe cuidava do parque.

Quais são os seus detalhes? Quero saber. Me conte, lerei seus comentários, os seus olhares, o que viu hoje, ontem? diga-me...

quinta-feira, 10 de março de 2011

Maria Gadú

Pintura, poesia, foram as palavras que vieram a mente quando assisti o DVD de Maria Gadú (multishow ao vivo).

Não é apenas mais um show de MPB, você verá convidados, amigos dela, fazendo dupla ou cantando só, estão de parabéns . . . me chamou atenção também como eram anunciados, sem falar no sofá que havia no palco, um encontro de amigos que lembra aquela turma do colégio em sua casa cantando ou ouvindo música...

Se você gosta de poesia, na minha opinião, é um prato cheio, uma pintura.
Fica a dica do que fazer, ou o que deixar rolar quando sua turma estiver te visitando pra jogar conversa fora...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Banda INC

Está afim de curtir um bom "Rock and Roll", ter o privilégio de conhecer uma banda desde seu início, seus primeiros hits, seus shows...

Então acompanhe a Banda INC que está trilhando os caminhos das pedras e elas vão rolar em alto e bom som.

Se você sempre quis seguir os primeiros passos de uma banda, saber tudo que rolou nos bastidores, sua escalada, suas músicas, esta é sua oportunidade, ouça, curta, divulgue, e descubra que é possível.

Você pode avaliar pelo clipe Perder ou Ganhar, na minha opinião os caras são bons. Estão terminando de gravar seu primeiro CD, irei divulgar aqui seu lançamento. Outras canções da Banda INC. você pode conferir a música "Tempo para nós dois" e votar na banda no concurso da MTV, pra facilitar dê 9 cliks pra direita para encontrar-los.

E é claro que deixarei aqui as datas e locais das apresentações deste grupo pra você curtir ao vivo . . .

Com vocês a Banda INC... ouça em volume máximo



Deixei seu comentário sobre o clipe e ganhe MP3 desta música .

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Rosso come il cielo

Na década de 70 na Itália, Mirco um garoto de 10 anos que adorava ir ao cinema, perde sua visão em um acidente, isso o leva a uma escola própria para deficientes visuais.

No início Mirco se mostra rebelde sem querer participar, até que descobre um gravador que lhe dá uma nova forma ver o mundo.

Com ajuda de sua amiga, filha da zeladora da escola, Mirco enfrenta todos os desafios que sua condição lhe impõe para realizar seus sonhos.

É preciso enfrentar o diretor da escola, também deficiente visual, mas sua verdadeira deficiencia é não ver o potencial de seus alunos.

Entre diversas aventuras o filme se desenrola, mostrando como crianças tendo liberdade conseguem superar suas limitações.

Vermelho como o céu é baseado na vida real de Mirco Mencacci, renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana.