É comum nos deparar com produtos ou metodologias bem similares e as vezes ficamos indecisos por qual optar.
Atualmente estou avaliando alguns frameworks (coisa de nerd) em meu trabalho para decidir qual a melhor opção para atender nossas necessidades no desenvolvimento de software.
Comecei a estudar a documentação, ver exemplos e algumas opiniões e/ou comparações sobre cada um deles.
Qual a melhor escolha ?Cordova ou Android ?Twitter-Bootstrap ou W3.CSS ?
Em verdade, tenho pra mim a um bom tempo que a escolha certa é aquela que se adequá melhor ao seu propósito sem lhe trazer esforços ou gastos desnecessários.
Mas como decidir isso?
É ai que está a verdadeira questão. Você deve conhecer bem o que você pretende fazer, qual resultado espera obter.
Será bem mais fácil ponderar entre as opções que estão disponíveis para você, tendo essas informações.
Será bem mais fácil ponderar entre as opções que estão disponíveis para você, tendo essas informações.
Por exemplo o W3.CSS oferece resultados iguais ao Twitter-Bootstrap.
Com funcionalidades a menos, o W3.CSS por ser um projeto menor, lhe oferece maior velocidade de processamento, do outro lado o Bootstrap mais funções.
Com funcionalidades a menos, o W3.CSS por ser um projeto menor, lhe oferece maior velocidade de processamento, do outro lado o Bootstrap mais funções.
- Neste caso você deve ponderar se seu projeto precisa apenas de uma boa aparência com "responsive CSS", como um blog por exemplo, o W3.CSS lhe atenderá muito bem.
- Agora se você tem uma aplicação um pouco mais complexa onde você precisará ir além do "responsive css" acredito que o Twitter-Bootstrap seja uma escolha melhor.
Para definir melhor o conceito que quero passar vou citar outros exemplos um pouco mais comum a todos.
- Celular, você quer apenas fazer/receber ligações um simples lhe basta. Para acessar internet, usar aplicativos, jogos, precisa de um smartphone. Fazer videos chamadas precisará de um BOM smartphone.
- Buscar pão na padaria, se a distância for pequena melhor caminhar - considerando o tempo que você passa sentado no escritório ;-) -, se a distância for longa você pode ir de carro, moto ou bicicleta.
E aqui ainda cabe outras variantes em sua escolha como o menor gasto de combustível, aproveitar para exercitar-se, ter uma atitude mais ecologicamente correta, não jogando poluentes no ar.
Como pode notar não é o produto em si que você deve considerar, mas o resultado que você espera alcançar com ele. É claro que deve-se considerar a qualidade do mesmo, porque ainda que tenha a mesma funcionalidade, sua durabilidade ou gasto de energia também é um fator a ser considerado.
Em engrenagens, carros, bicicletas, brinquedos, etc., de todos os tamanhos e materiais você irá encontrar a roda. Com tanta variedade é um bom exemplo de que você precisa saber bem como usá-la para escolher a correta.
Espero que com essas colocações tenha lhe auxiliado a fazer melhor as suas escolhas, considerando mais o resultado final, e não só as opções disponíveis.