quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Escolhas! Qual melhor opção?

É comum nos deparar com produtos ou metodologias bem similares e as vezes ficamos indecisos por qual optar.

Atualmente estou avaliando alguns frameworks (coisa de nerd) em meu trabalho para decidir qual a melhor opção para atender nossas necessidades no desenvolvimento de software.

Comecei a estudar a documentação, ver exemplos e algumas opiniões e/ou comparações sobre cada um deles.
Qual a melhor escolha ?
Cordova ou Android ?
Twitter-Bootstrap ou W3.CSS ?
Em verdade, tenho pra mim a um bom tempo que a escolha certa é aquela que se adequá melhor ao seu propósito sem lhe trazer esforços ou gastos desnecessários.


Mas como decidir isso?


É ai que está a verdadeira questão. Você deve conhecer bem o que você pretende fazer, qual resultado espera obter.
Será bem mais fácil ponderar entre as opções que estão disponíveis para você, tendo essas informações.

Por exemplo o W3.CSS oferece resultados iguais ao Twitter-Bootstrap.
Com funcionalidades a menos, o W3.CSS por ser um projeto menor, lhe oferece maior velocidade de processamento, do outro lado o Bootstrap mais funções.
  • Neste caso você deve ponderar se seu projeto precisa apenas de uma boa aparência com "responsive CSS", como um blog por exemplo, o W3.CSS lhe atenderá muito bem.
  • Agora se você tem uma aplicação um pouco mais complexa onde você precisará ir além do "responsive css" acredito que o Twitter-Bootstrap seja uma escolha melhor.
Para definir melhor o conceito que quero passar vou citar outros exemplos um pouco mais comum a todos.

  • Celular, você quer apenas fazer/receber ligações um simples lhe basta. Para acessar internet, usar aplicativos, jogos, precisa de um smartphone. Fazer videos chamadas precisará de um BOM smartphone.
  • Buscar pão na padaria, se a distância for pequena melhor caminhar - considerando o tempo que você passa sentado no escritório ;-) -, se a distância for longa você pode ir de carro, moto ou bicicleta.

E aqui ainda cabe outras variantes em sua escolha como o menor gasto de combustível, aproveitar para exercitar-se, ter uma atitude mais ecologicamente correta, não jogando poluentes no ar.



Como pode notar não é o produto em si que você deve considerar, mas o resultado que você espera alcançar com ele. É claro que deve-se considerar a qualidade do mesmo, porque ainda que tenha a mesma funcionalidade, sua durabilidade ou gasto de energia também é um fator a ser considerado.
Um objeto que está a milhões de anos nos possibilitando as mais diversas aplicações de acordo como ele é produzido é roda.

Em engrenagenscarros, bicicletas, brinquedos, etc., de todos os tamanhos e materiais você irá encontrar a roda. Com tanta variedade é um bom exemplo de que você precisa saber bem como usá-la para escolher a correta.

Espero que com essas colocações tenha lhe auxiliado a fazer melhor as suas escolhas, considerando mais o resultado final, e não só as opções disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, volte sempre a esta casa de amigos.

Será um prazer ler os seus pensamentos...