quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Santo Amaro - 464 anos

Bonde 1543 no Largo 13 de Maio em 27 de março de 1976, a última viagem e a extinção dos serviços de Bondes na cidade de S. Paulo. Fonte: História dos Transportes Coletivos em São Paulo, Waldemar Correa Stiel
Após tantos anos de hibernação teve seu sono incomodado por seu primo, que se arrastava por baixo de seu leito, como um vizinho, inconveniente, que, no andar de baixo executa obras em horários impróprios.

Ainda assim permanecia em seu descanso, já se acostumara com o barulho da correria que há em toda cidade, são veículos, pessoas e tantos outros sons que no início atrapalha, mas com o tempo o ouvido acostuma.

Trilhos expostos. 26/08/2014 22:15, fxlima
Desta vez foi diferente, tardou um pouco, e então, como já avisará antes com tantos sons incessantes, não permitiu continuar seu sono, em seu leito de descanso.

Os trilhos, dormentes, perdeu sua manta asfáltica, que os cobria, os protegia, deixando-o longe de nossas vistas, escondido ali embaixo, esquecido por todos.

Em uma noite de 2014, no meu retorno pra casa, o encontrei ali descoberto exposto ao relento, os trilhos e dormentes do Bonde que, por tantos anos fez o transporte de Santo Amaro aos bairros da cidade de São Paulo.

Museu dos Transportes 18/07/2015, fxlima
Durante as obras de reformulação do corredor de ônibus, ao retirar a camada de asfalto ficaram expostos os antigos trilhos dos bondes que circularam na região até 1976.

Santo Amaro, uma importante Vila que nasceu na mesma época que a Vila de Piratininga (São Paulo).

Em 1832 Santo Amaro deixou de ser vila e tornou-se município. Manteve sua independência administrativa até que em 1935 foi incorporado ao município de São Paulo.



Referências:

http://www.pateodocollegio.com.br/cultura/pateo-do-collegio-linha-do-tempo/

http://www.oocities.org/motorcity/track/4509/centenario.html

https://www.youtube.com/watch?v=4aKlfJXW5cU

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=778698

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_m_z/prefeitoprestesmaia/index.php?p=3867

http://www.sptrans.com.br/museu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita, volte sempre a esta casa de amigos.

Será um prazer ler os seus pensamentos...