quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Cores que identificam...

Já faz algum tempo que tenho observado as atitudes, infelizmente más, dos usuários no transporte coletivo. Há lugares marcados com a cor amarela reservados aos idosos, gestante, enfim as pessoas que necessitam sentar. A cor não só identifica o local, como também as pessoas que estão próximas, vamos ver alguns casos.
 * Má vontade - Tem pessoas que não ocupam esses lugares, porque depois ficam incomodadas em ceder o lugar quando aparece quem precisa.
 * Mau educado - Está sentado no lugar reservado, mas não se move quando chega quem precisa. Tem aquele que se faz de cego, não vê que há um passageiro preferêncial.
 * Egoísta e mau educado - Está sentado, vê ao seu lado alguém que precisa, mas não cede o lugar, pelo contrário indica os lugares marcados, mas nem cogitam pensar que já estão ocupados por quem precisa ou que ele próprio poderia fazer esta gentileza.
 * Há também os bons samaritanos - Estes falam em alto e bom som "há uma gestante em pé" ou até cutucam os que se fazem de cegos.

Eu penso e ajo da seguinte forma:

 * Se o lugar está vago posso usá-lo até que apareça alguem, o que há de mais em ceder o lugar?
 * O mais importante! Não é preciso que o lugar esteja marcado, afinal ceder o lugar a quem precisa é uma questão de educação e não da cor do lugar.

      Então voltando ao título, as cores podem identifcar seu estado de espírito, você pode estar vermelho de raiva ou de vergonha.
      Podem identificar as estações do ano, primavera é sempre cheia de cores, e o outono também não se deixa atrás. E quem não gosta de ver um céu azul até o horizonte, se bem que depende da cidade onde mora, aqui em Sampa, o horizonte, infelizmente é cinza.
      Que você meu leitor, perceba e identifique as cores boas da vida, mas fique esperto, não vá se deixar ser identificado pela cor amarela, não é apenas nos coletivos que podemos mostrar nossa educação, gentileza, nossa cidadania pode ser exercida em qualquer local.

      Aprecie as boas cores...

      Um comentário:

      1. Bem, na verdade o que falta para as pessoas é Simplesmente "educação".Se todos fossemos cidadãos educados e Consciente, nem precisaríamos de Bancos Reservados.
        Espero que um dia, possamos ver uma situação bem diferente aqui no Brasil.

        ResponderExcluir

      Agradeço sua visita, volte sempre a esta casa de amigos.

      Será um prazer ler os seus pensamentos...