terça-feira, 29 de setembro de 2009

Amizade, amigos, amigas...

Estas palavras aparecem em vários textos que, tentam explicar seu significado ou homenagenar aqueles que dão este presente ao escritor.
Vou relatar alguns fatos que demonstram os sentimentos que envolvem estas palavras.

"Dias atrás enquanto almoçava, o dono do estabelecimento veio conversar comigo, como sempre faz. Neste dia me relatou um ocorrido na semana anterior:

Um de seus funcionários foi fazer uma entrega rotineira a uma senhora, lá chegando bateu a porta, chamou, chamou e não foi atendido, foi fazer as demais entregas e retornou minutos depois... continuou sem resposta. Voltou ao estabelecimento falou com seu patrão, tentaram ligar e nada de resposta.

Sabendo eles que a senhora morava sozinha e não costumava se ausentar, não pensou duas vezes, ligou ao corpo de bombeiros o qual foi ao local, arrombou a porta e encontrou a senhora caída no banheiro (isto acontece com grande frequência com pessoas idosas, fique atento). Passado o susto, esta senhora, que nada sofreu de  grave, ligou ao estabelecimento agradecendo a todos pela ajuda que lhe foi prestada."

"Estava setando a mesa aguardando ser atendido, iríamos almoçar, quando recebo uma ligação. No transcorrer dela, me levantei e estava saíndo apressado, avisando aos demais que iria dar um pulo em casa. Um dos integrantes do grupo percebeu a ansiedade e prontamente ofereceu seu carro, ele não sabia bem ao certo qual o motivo, mas sabia que naquele momento era preciso. Este rapaz teve uma atitude que poucos teriam."

"Este último relato, mas não menos importante, pode até parecer corriqueiro mas não é. Para isso é preciso prestar atenção aos detalhes.

Recebi um e-mail, sei que recebemos e-mails todos os dias, mas há alguns que, se você atentar aos destinatários verá que foram escolhidos a dedo, e o conteúdo o fará viajar pelas suas melhores lembranças. Você acaba de receber uma demonstração da mais profunda amizade."

Como disse no início, muitos textos sobre amizadade são homenagens. E este não é diferente, foram três fatos que gostaria de compartilhar com todos, para homenagear seus protagonistas.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Cores que identificam...

Já faz algum tempo que tenho observado as atitudes, infelizmente más, dos usuários no transporte coletivo. Há lugares marcados com a cor amarela reservados aos idosos, gestante, enfim as pessoas que necessitam sentar. A cor não só identifica o local, como também as pessoas que estão próximas, vamos ver alguns casos.
 * Má vontade - Tem pessoas que não ocupam esses lugares, porque depois ficam incomodadas em ceder o lugar quando aparece quem precisa.
 * Mau educado - Está sentado no lugar reservado, mas não se move quando chega quem precisa. Tem aquele que se faz de cego, não vê que há um passageiro preferêncial.
 * Egoísta e mau educado - Está sentado, vê ao seu lado alguém que precisa, mas não cede o lugar, pelo contrário indica os lugares marcados, mas nem cogitam pensar que já estão ocupados por quem precisa ou que ele próprio poderia fazer esta gentileza.
 * Há também os bons samaritanos - Estes falam em alto e bom som "há uma gestante em pé" ou até cutucam os que se fazem de cegos.

Eu penso e ajo da seguinte forma:

 * Se o lugar está vago posso usá-lo até que apareça alguem, o que há de mais em ceder o lugar?
 * O mais importante! Não é preciso que o lugar esteja marcado, afinal ceder o lugar a quem precisa é uma questão de educação e não da cor do lugar.

      Então voltando ao título, as cores podem identifcar seu estado de espírito, você pode estar vermelho de raiva ou de vergonha.
      Podem identificar as estações do ano, primavera é sempre cheia de cores, e o outono também não se deixa atrás. E quem não gosta de ver um céu azul até o horizonte, se bem que depende da cidade onde mora, aqui em Sampa, o horizonte, infelizmente é cinza.
      Que você meu leitor, perceba e identifique as cores boas da vida, mas fique esperto, não vá se deixar ser identificado pela cor amarela, não é apenas nos coletivos que podemos mostrar nossa educação, gentileza, nossa cidadania pode ser exercida em qualquer local.

      Aprecie as boas cores...

      terça-feira, 15 de setembro de 2009

      Començando...

      Olá!!
      Acredito que muitos perguntam: Por que as pessoas criam blogs?
      Bem, temos pensamentos que gostariamos de compartilhar com todos. Mas nem sempre estamos próximos para isso, e a melhor maneira é escrever.
      É como se escrever uma carta, só que melhor, você não precisa fazer cópias para todos.

      O que mais me agrada, é saber que meus amigos viram me visitar pra bater um papo legal, gostoso, a qualquer hora, isso sem falar nos novos amigos que conhecerei.

      Então vamos lá! Vou escrever para compartilhar com vocês meus pensamentos e em troca receberei, com muito agrado, suas visitas, seus comentários...